l'aquila  

Armando António Marques Rito

Palestra “Soluções não convencionais na concepção de obras de arte”

Em 1969 licenciou-se em Engenharia Civil no IST e começou a sua carreira trabalhando em projectos de pontes com o Professor Edgar Cardoso.

A sua vida profissional tem sido, principalmente, dedicada ao projecto de pontes.

É membro de diversas Instituições Nacionais e do IABSE. Foi Vogal Agregado do Conselho Superior das Obras Públicas e Transportes.Foi Professor das cadeiras de pontes das licenciaturas de Engenharia Civil do ISEL e da Universidade Católica.

Foi nomeado pelo CEN como Perito Nacional para o Task-Group do EC2, Part2 “Concrete Bridges” (1991-1995) e foi membro do Task-Group 1.2: “Bridges” da fib - CEB/FIP (2000-2002) e do AIPCR - Bridge Commitee.

Tem sido conferencista convidado em congressos e seminários internacionais e nacionais. Tem mais de 70 artigos sobre pontes publicados em Portugal e no Estrangeiro. Tem obras suas publicadas em revistas internacionais.

Foram-lhe atribuídas as medalhas da AFPC (Paris, 1997), da fip (Amsterdam, 1998), da ASCP (Lisboa, 2009), do GPBE (Lisboa, 2010) e a Freyssinet da fib (Mumbai, 2014).

Na “1ª Bienal Ibero-Americana de Engenharia e Arquitectura”, em 1998, o prémio de Engenharia foi atribuído à sua Ponte Miguel Torga, na Régua, na “IIª Bienal Ibero-Americana de Engenharia e Arquitectura”, em 2000, o Prémio de Engenharia foi atribuído, por selecção especial do Júri, à Ponte Vasco da Gama de que foi um dos projectistas e em 2010 o prémio SECIL de Engenharia foi atribuído à ponte da Catumbela, construída em Angola.

Tem numerosas Obras de Arte construídas, várias delas de grande porte.

Voltar para Programa provisório